Barra Cereal Caseira: Perfect Snack

Bom dia,
Prontos para começar este ano a todo o vapor?

Vamos começar o ano com uma receita deliciosa de lanchinho, para quando bate aquela fome e não queremos comer qualquer “porcaria”.
Óptimo snack para ter sempre à mão.

Ingredientes :
10 tâmaras medjool (250g)
2 colheres sopa de canela (em pó)
1 xícara água
1 xícara aveia em flocos (sem glúten)
1/3 xícara de goji berries ou pedacinhos de côco
1/3 xícara sementes abóbora
1/2 xícara linhaça dourada (semente – não moída)
1/3 xícara cacau nibs
2 colheres de sopa chia
1/2 flocos de milho ou arroz (sem glúten)

Confesso que eu faço as medidas a olho, por isso, aconselho você ir vendo e dependendo do seu gosto (mais ou menos “crunchy”),  ir ajustando a receita.

Preparo :
Pré-aquecer o forno a 180º graus.

– Numa panela, colocar as tâmaras (não esquecer de tirar o caroço) junto com a canela e adicionar um pouco de água (o suficiente para que estejam cobertas).
Deixar ferver por 5 minutos, desligar o fogão e com um garfo ir amassando o preparado até que se transforme numa espécie de puré.
– Colocar todos os ingredientes numa taça (incluindo o puré de tâmaras), e com  ajuda de umas luvas descartáveis, ir envolvendo tudo de forma a que fique tudo misturado.
– Deitar o preparado num pequeno recipiente quadrado (em cima de papel manteiga), e ir amassando para que fique com +-5cm de altura (não queremos que as barras de cereais fiquem demasiado altas) .
Assar durante 30 minutos, até ficar firme e dourado. Retirar do forno e esperar arrefecer para cortar.

Podem dar aso à vossa imaginação e juntar/substituir ingredientes, como p.ex : sementes de girassol, castanha do pará / macadâmia picada, frutos secos, quinoa em flocos, etc…  

Bon appétit 🙂