Stress : doente após período de grande stress

Quando passamos por um período de grande stress, só queremos que ele termine.. mas e quando o pior ainda está por vir?

O stress nada mais é que uma reacção do nosso organismo, que ocorre quando ele precisa de lidar com situações que exigem grande esforço emocional para serem superadas.

Existem 4 estágios do stress. Inicialmente a pessoa entra no processo de stress pelo estágio de “alerta”, também denominado de “stress bom”. É a fase da adrenalina, onde ficamos cheios de energia, prontos para passar uma noite em branco no trabalho ou despender de uma grande quantidade de energia para lidar com alguma situação de emergência.

O problema maior começa a manifestar-se quando não conseguimos resistir ou nos adaptar, e assim o nosso organismo começa a sofrer um colapso gradual – entrando assim numa fase de quase-exaustão (Burn-Out).

Stress

Como conseguimos lidar com grandes cargas de stress de um prazo apertado, período de exames, divórcio, doença de um familiar, mas depois ficamos doentes quando o stress já passou?

Não é coincidência, mas sim uma espécie de efeito de relaxamento, que leva as pessoas a desenvolverem um padrão de doença depois do stress já ter passado, ao invés de durante o período de maior stress.
Este efeito de relaxamento pode desencadear também problemas digestivos e de pele, doenças autoimunes…derivado de um sistema imunitário fraco.
O stress emocional e o stress físico têm a mesma resposta inflamatória, o que abre a porta para a doença.

Não têm nada a ver com a pessoa ser forte ou fraca, a realidade é que hoje em dia estamos sujeitos a constantes tipos de pressão e stress.
A solução passa por saber reconhecer os sinais e procurar ajuda se necessário, não há vergonha nenhuma nisso .. !