Iris Apfel : Fashion Icon

Iris Apfel, americana de 94 anos é uma empresária de sucesso, decoradora de interiores mas é mais conhecida como fashion icon.
A “estrela geriátrica” (como ela própria gosta de se intitular), têm um grande sentido de estilo e em 2005 o The Costume Institute, no Metropolitan Museum of Art  em Nova Iorque exibiu uma exposição em sua homenagem chamada “Ave Rara : A Irreverente Iris Apfel”.
Toda a exposição foi feita com o espólio de roupas e acessórios de Iris, que ela própria escolheu e fez o styling dos manequins, sem nunca pensar no sucesso que viria a ter.

Iris é uma mulher irreverente, sem papas na língua e com um sentido estético muito próprio. Ela odeia vestir-se igual a toda a gente porque a moda é uma expressão de nós próprios por isso não faz sentido querer ser igual a todo o mundo, pois cada uma têm a sua própria individualidade.

Para entenderem um pouco mais  de moda e deste icon ainda vivo nos dias de hoje, aconselho-vos a verem este documentário inspirador, disponível no Netflix sobre a vida dela : IRIS.

Enquanto isso, deixo-vos aqui com algumas das frases mais inspiradoras de Iris :

  • Moda você pode comprar, mas estilo você têm que possuir (é inato)
  • Quando você não se veste como todos os outros , você não tem que pensar como toda a gente;
  • Eu não vejo nada de errado em uma ruga . É como uma medalha de coragem;
  • Não existe um road-map para o estilo. Têm tudo a ver com auto-expressão e, acima de tudo, atitude!
  • Eu não me visto para ser observada, eu visto-me para mim;
  • Se você não for interessada, não é interessante;