Design : Sérgio Rodrigues

Não é segredo que desde que vim morar para o Brasil, sou completamente apaixonada por tudo que é feito em madeira. Deixo-vos aqui com o meu designer brasileiro predilecto :

Sergio Rodrigues (1927-2014)
Primeiro designer internacional brasileiro. Arquitecto formado, em 1951, pela Faculdade Nacional de Arquitectura do RJ, Sérgio Rodrigues viu a estética urbana modificar-se, reforçada pela construção de Brasília, e percebeu que os interiores pediam uma mobília diferente do estilo colonial que predominava na época.

Todos os seus móveis primam pela simplicidade dos traços, e são adaptados ao clima e à cultura brasileira. O mestre se foi, mas deixou para a história o seu legado, com verdadeiras obras de arte e peças intemporais que não deixarão o seu nome cair no esquecimento.

05-poltrona-mole-chifruda-sergio-rodrigues

A Poltrona Mole, um dos seus móveis mais famosos até à data, foi criado em 1957, como uma encomenda feita por Otto Stupakoff (fotógrafo e seu amigo pessoal) de um sofá”preguiçoso” para o seu estúdio. O facto curioso é que nessa altura, a Mole ficou parada na vitrine sem que ninguém tivesse interesse em compra-la, por ter um padrão de estética tão diferente de tudo aquilo que se fazia na época.

No ano de 1961, ganhou o primeiro prémio do Concurso Internacional do Móvel, em Cantu, Itália, o que a fez ser reconhecida e famosa por todo o mundo.

06-poltrona-mole-chifruda-sergio-rodrigues
Mole é a representação do conforto ao melhor estilo brasileiro. Produzida inicialmente em madeira de jacarandá (anos 50 e 60) e revestida em couro, hoje faz parte do acervo do MoMa em Nova Iorque (Museum of Modern Art).

Mole-CasaQuem já se sentou numa Mole, sabe a sensação de estar a ser abraçado por ela. Podemos facilmente nos “esparramar” e somos quase que engolidos por ela, numa sensação de aconchego e conforto sem igual. Hoje em dia a madeira de jacarandá foi substituída por eucalipto de cultivo sustentável e por tauari (madeira indicada pelo Ibama). Na sua versão de couro a poltrona fica em torno de 20.000R$.